quarta-feira, 31 de março de 2010

Movimentação


Deputados Federais

Abelardo Lupion, Alex Canziani, Eduardo Sciarra, Luiz Carlos Hauly e Reinhold Stephanes.Estes são os deputados federais que confirmaram a presença na abertura da ExpoLondrina 2010.

Jorge e Matheus dia 5/4 na Expô: ingressos esgotados


Trabalho pesado


50 anos de ExpoLondrina

Quando os pioneiros da Sociedade Rural do Paraná decidiram promover a I Exposição Agropecuária de Londrina, tenho certeza que jamais poderiam imaginar que, hoje, cinqüenta anos após, a nossa exposição assumisse as proporções desta edição. Há cinqüenta anos, certamente não poderiam imaginar que nosso evento pudesse receber um público como o atual, em torno de meio milhão de visitas e tão pouco que envolvesse uma movimentação global financeira da ordem de 180,190 milhões de reais. Entretanto, de uma coisa tenho certeza: ninguém estava pensando acanhadamenteo e havia sim a ambição e a determinação de se promover uma grandiosa exposição agropecuária.

Afirmo isso porque ao longo dos dois últimos anos acompanhei de perto os trabalhos de organização de nosso acervo histórico para a preparação do Museu da Rural que será inaugurado na ExpoLondrina. As atas as quais tive acesso testemunham em favor da ousadia e da coragem dos pioneiros da Sociedade Rural do Paraná e da nossa própria Londrina. Aliás, considerando-se que Londrina tem apenas 75 anos e a Rural já está com seus 63, é fácil perceber que os protagonistas tanto da história de Londrina quanto da história de nossa Exposição muitas vezes se confundem. E seria uma injustiça histórica atribuir a esses pioneiros qualquer traço de acanhamento ou falta de ousadia. Pelo contrário, os registros arquitetônicos, as primeiras construções já denunciavam as intenções veladas, tanto relativas ao nosso município, quanto ao futuro de nossa exposição, pela sua própria grandiosidade.

É verdade que nosso Parque Governador Ney Braga já é bem maior do que quando foi inaugurado e também que está bem melhor aparelhado para receber o público de Londrina e região durante as Exposições. Mas também é verdade que o que viabilizou este crescimento sempre vivo foi a chama da ousadia e da vontade sempre presente entre os sócios da Rural que, desde o início, sempre trabalharam de forma voluntária e não remunerada.

A Expolondrina 2010 está aí, pronta para ser inaugurada. Como sempre, receberemos a grande mostra da genética pecuária nacional. Grandes leilões serão promovidos e certamente nossas pistas de julgamento já sinalizarão quais animais serão os grandes responsáveis pela melhoria genética de nossos rebanhos. Produtores de todo o Brasil também poderão ter acesso a muita informação em nossas palestras técnicas, seminários e cursos que certamente tornam a Expolondrina a mais importante feira nacional no que se refere à produção e disseminação de conhecimento. Também contaremos com um grande parque de máquinas e equipamentos expostos oferecendo a mais moderna tecnologia aos produtores presentes o que, certamente, propiciará o fechamento de negócios em cifras importantíssimas, até porquê, este ano a oferta de crédito supera os 150 milhões de reais.

Quanto ao público, certamente receberemos centenas de milhares de famílias, de visitantes, que poderão não apenas conhecer um pouco do que se faz e se produz em nossos campos, mas também viver momentos de lazer e entretenimento de qualidade, sempre com muita segurança e cada vez com mais conforto. É por isso que investimos em infra-estrutura básica, tanto no setor de alimentação, na segurança, quanto no sanitário, além de importantes intervenções garantindo acessibilidade a portadores de necessidades especiais.

Já faz algum tempo que a Exposição deixou de ser apenas agropecuária. Atrevo-me a afirmar que se trata de uma exposição agropecuária, industrial, comercial e, desde que passamos a contar com o FILO e o Festival de música em nossa programação, também cultural. Também já faz algum tempo que a ExpoLondrina deixou de ser um evento apenas da Rural.Pertence, certamente, a todos os londrinenses e paranaenses. É por estas e outras tantas razões que acho fantástico quando apresentamos a ExpoLondrina como sendo “O maior espetáculo da nossa terra”, com todos os duplos sentidos contidos na declaração.

Embaixador do Senegal

Quem também estará presente na abertura da ExpoLondrina é o Embaixador do Senegal, Fodé Sesck. O Senegal tem especial interesse pela genética de gado leiteiro adaptada ao clima tropical e há a expectativa de que sejam iniciadas negociações em torno da exportação de gado Gir criado por aqui para lá.

Ministro,ou melhor,deputado.

O Reynhold Stephanes confirmou sua presença na solenidade de abertura oficial da Expô. Vem como deputado, pois ainda ontem deixou o cargo de Ministro da Agricultura.

Está chegando a hora

Amanhã teremos a abertura oficial da ExpoLondrina 2010. Aparentemente, tudo pronto. Os Stands ainda sendo freneticamente montados, mas sabemos que sempre terminam até a solenidade oficial de abertura.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Entrega de obras

Hoje tive muitos problemas com fotos e com as postagens. Amanhã vou postar fotos dos banheiros novos e das cozinhas. Do Museu fui proibido pois ainda faltam alguns detalhes que somente ficarão prontos no dia 1. Vou respeitar a arquiteta!

Camarote da Brahma, vista frontal


Piso do Recinto de Show


Outra visão das cadeiras da arquibancada


Acessibilidade no Parque


Imprensa em test drive dos veículos elétricos


Cadeiras para a arquibancada


Poltronas novas para o recinto Abdelkarin Janene


Piso do recinto de Shows

Olha só que bacana o piso do recinto de shows.

Entrevista com Efraim Rodrigues - Parte 1

No vídeo acima você confere a primeira parte da entrevista com o Efrain Rodrigues, engenheiro agrônomo, ambientalista, professor e escritor, para o Programa Gente do Paraná, na MultiTV Cidades.

Entrevista com Efrain Rodrigues - Parte 2

Confira acima, a segunda parte da entrevista com Efrain Rodrigues, para o Programa Gente do Paraná, na MultiTv Cidades.

Fotos antigas

Vou derrubar algumas postagens antigas carregadas com fotos para ver se resolvo a questão da dificuldade de postagens.

Postagens

Sérios problemas para postagens. Não sei o que está ocorrendo por aqui, mas estou tendo dificuldades, especialmente com fotos. É uma pena porque hoje meu celular trabalhou bastante tirando fotos.
Entrega de obras
Hoje finalizamos várias obras lá no Parque Ney Braga. Banheiros, rampas de acessibilidade, cozinhas, centrais de gás, recinto de leilões Abdelkarin Janene, pista de julgamentos, piso do recinto de shows e Museu da Rural. O Museu e o monumento em comemoração aos 50 anos de Exposição serão inaugurados no dia 1 de abril. Já os banheiros serão inaugurados sem qualquer solenidade especial...

Cenário da RIC TV


Estive hoje de manhã na RIC TV ,no programa do Marcelo Villa. Fotografei com o celular o cenário já estilizado para o período da ExpoLondrina

sábado, 27 de março de 2010

Deficientes Visuais

Já está tudo organizado. Seguindo orientações da Adevilon, este ano a ExpoLondrina terá guias treinados para garantir a visita de portadores de deficiência visual. Esses guias foram treinados pela própria Adevilon e as visitas, se não me engano com duração de três horas, deverão ser agendadas antecipadamente pelo telefone (43 )3378 2000.
Blogosfera

Essa novidade surgiu em decorrência do convívio digital, aqui na internet, com o blogueiro Almir Scatanbulo, presidente da Adevilon quando nos conhecemos por aqui. O Almir sugeriu as visitas guiadas e nós conseguimos acatar a sugestão.

Débora Secco

Já está confirmado: Débora Secco também estará na ExpoLondrina 2010. Claro, assistirá aos shows do camarote da Brahma.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Tobogã


Quem diria, mas, na Europa, o nosso velho tobogã é novidade e está fazendo o maior sucesso. E nosso Parque de Diversões, sempre atualizado, também estará com seu próprio tobogã, de fibra de vidro, moderno. A foto aqui é meramente ilustrativa. O Tobogã instalado para a ExpoLondrina é outro.
Novidades
O Parque de diversões também trará algumas novidades.O King Loopi, que não faço a menor idéia do que seja, é uma das novidades. É semelhante a um Trace Dance, mas faz um looping, segundo o seu Wilson, proprietário do parque.
Trem Fantasma
Para quem gosta de levar susto, o parque terá um novo trem fantasma. Quem já conhece de cor e salteado a sequência de surpresas do trem fantasma que normalmente vem por aqui, pode ir preparando o espírito.
Maratonga
E a Maratonga? Será que ela vem para a ExpoLondrina 2010!?

Jardim Botânico Dalton Paranaguá

Fui (de novo!) à inauguração do Jardim Botânico de Londrina. Quem nunca foi até lá, não pode imaginar o quanto o lugar é bonito e o quanto mais poderá ficar. Trata-se de um marco urbanístico para Londrina e o tempo se encarregará de conferir a exata dimensão de sua importância. Jardim Botânico de Londrina, agora batizado de Dalton Paranaguá,uma justíssima homenagem.

Vista do Parque Ney Braga à 15:00h


Frota elétrica da ExpoLondrina


Estes são os carros elétricos que trabalharão na ExpoLondrina 2010 no transporte interno.O da esquerda é aquisição definitiva: 0 Km ! O da direita estará emprestado à título de divulgação do produto.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Camarote: já comprei os meus ingressos.


Pavilhão Nacional, minutos atrás


Parque Ney Braga, hoje à tarde


Parque Ney Braga ,hoje à tarde


ExpoLondrina 2010


Pet de cana-de-açucar


A Coca-Cola do Brasil lança hoje a primeira garrafa Pet nacional que possui ,em sua composição, 30% de bioplástico produzido à partir do etanol da cana-de-açúcar. Tudo super moderno, o evento terá transmissão ao vivo pela internet. http://webcall.riweb.com.br/coca-cola/novidades

Rainha eleita

Já temos a Rainha da ExpoLondrina 2010: a Maria Eugênia Martins da Costa Lopes.E mais oito princesas. E mais 12 embaixadoras. Festa muito bem organizada pela nossa diretoria social (liderada pela diretora Miriane Prochet), ambiente super familiar, tudo trascorreu perfeitamente, sinalizando para uma ExpoLondrina inesquecível. Parabéns a todas candidatas e suas famílias que fizeram uma festa muito bonita. Ainda hoje abasteço o blog com fotos.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Visual do Parque


Acabei de sair do Parque Ney Braga. A foto é do "stand" da Sercomtel que está sendo montado ao lado do prédio da administração.

Informação do Blog Faca Amolada

O vice-governador Orlando Pessuti assume o cargo de governador no final da tarde de 1º de abril. No dia seguinte, viaja para Ibiporã, ou melhor, Ivaiporã como bem observou o blogueiro André Guimarães, sua terra natal, onde fica até o domingo. Retornando no dia 5 de abril, Pessuti dará efetivamente o início ao seu mandato de chefe do executivo estadual. A partir desta data, começa a montar sua equipe administrativa, com mudanças em algumas secretarias e nas sociedades de economia mista.

Piso do Recinto de Shows

Já começou a montagem do piso do recinto de shows João Milanez. Também já estão bem avançados os trabalhos do camarote Brahma. Os novos banheiros também acabam hoje, as 8 cozinhas novas e as diversas centrais de gás já foram entragues, o Museu também está em fase de acabamento e as dezenas de rampas de acessibilidade já estão prontas. Hoje vou verificar a Reforma do Recinto de Leilões Abdelkarin Janene e a colocação de cadeiras na pista de julgamento Roberto Requião.

Reunião do Trânsito

Hoje de manhã, tivemos uma excelente reunião com o pessoal da Polícia Rodoviária Federal e a CMTU para tratarmos das questões do trânsito relativas à ExpoLondrina. Pela primeira vez, o controle do tráfego em frente ao Parque Ney Braga ficará à cargo da Polícia Federal: até o ano passado, a polícia rodoviária estadual tinha esta atribuição. Em pauta, dois desafios a serem superados e conciliados : segurança no trânsito e o aumento no número de veículos em circulação ao longo dos últimos quatro anos.

Tenente Ricardo Eguedes

Hoje, no período da manhã, coversei rapidamente com o Tenente Ricardo Eguedes. Personalidade conhecida de nossa comunidade, demonstrou muita preocupação com Londrina e região. Vou entrevistá-lo amanhã para o programa Gente do Paraná e espero conversar especialmente sobre dois temas : segurança e trânsito.

Rainha da Exposição


Hoje à noite será o Baile da Rainha da ExpoLondrina 2010. Lá no recinto de leilões José Garcia Molina será escolhida a nova rainha da Expô e as novas princesas. Trata-se de uma tradição da ExpoLondrina e é bem legal encontrar as rainhas e princesas depois de algum tempo e ver que rumo tomou a vida de cada uma delas. Isso ocorre porque, muito mais do que um concurso de beleza, o Baile da Rainha é, no fundo, um baile de debutantes country. Veja só o caso da Marina Fonseca. Eleita Rainha da Exposição, hoje segue uma carreira de sucesso como cantora.

terça-feira, 23 de março de 2010

Gazeta do Povo

Hoje respondi algumas perguntas à reportagem do jornal Gazeta do Povo que prepara um material à respeito da ExpoLondrina. Desde o início de meu mandato na presidência da SRP até hoje, percebo claramente o aumento do interesse da Gazeta à respeito das questões agropecuárias. O caderno Caminhos do Campo e a Expedição Safra são demonstrações contundentes deste interesse e do nível da qualidade com que tratam tais questões rurais.

Protesto

Depois do protesto de vários amigos contrários ao amarelão de fundo desta página, vamos tentar um período com este café-com-leite. Quem não gostar, não precisa ficar preocupado: acabo mudando sempre.

155 Milhões, de novo

Recursos realmente importantíssimos estão garantidos para os negócios da ExpoLondrina. Importante salientar o impacto que tais recursos promeovem junto à economia regional.
Colheitadeira

Estes recursos viabilizam, por exemplo, que um produtor faça investimentos em uma nova colheitaderia. Assim, este recurso que estava adormecido em cofre de banco inicia seu ciclo econômico, gerando emprego na própria exposição, na revendedora da máquina, na transportadora que se encarregará de fazer sua entrega; empregando mão-de-obra que será contratada para a operação da colheitadeira, para a oficina que fará a manutenção, para a distribuidora de combustível que entregará o óleo diesel na propriedade para que esta máquina possa funcionar; e por aí vai. Dinheiro de fora que vem para a região garantir crescimento no campo e na cidade

Crédito a favor do desenvolvimento

É por isso que a primeira providencia que o mundo tomou quando a crise mundial explodiu no fim de 2008 foi disponibilizar recursos à vontade para crédito. Foi isso que fez que a economia voltasse a movimentar-se, foi isso que garantiu o mínimo de desenvolvimento de lá para cá, mesmo com a quebradeira de empresas à época.

Kitty em Ação

Conhece o programa Kitty em Ação? Acabei de ser entrevistado pela Kitty em seu programa no canal 21 da TV à cabo de Ibiporã. Muito descontraído o programa e a Kitty, por sua vez, conduziu muito bem a entrevista sobre a ExpoLondrina 2010.

segunda-feira, 22 de março de 2010

155 Milhões de Reais


Parece até mentira, mas hoje recebemos a confirmação do Sicredi que esta cooperativa de crédito disponibilizará até R$ 100 000 000,00 de reais em créditos para investimentos durante a ExpoLondrina. Somados aos recursos disponibilizados pelo Banco do Brasil ,chega-se a cifra de R$ 155 000 000,00. Este número supera em mais de 100% o volume de recursos disponíveis no ano passado. Crédito farto, produtos em exposição e produtores saindo de uma safra produtiva. Este conjunto viabiliza a concretização de um bom volume de negócios.

Segunda-feira detonada

As segundas não são brincadeira na Rural. Mas tem algumas que são especiais.Aquelas que, como a de hoje, acumulam reunião ordinária do Conselho de Administração, reunião ordinária da Diretoria Executiva e, ainda, reunião de trabalho da ExpoLondrina, são simplesmente espetaculares.
Variedade de temas
A variedade de temas que se discute em um dia como hoje é realmente algo extraordinário. Tratamos da formação da "Comissão estatuinte", que pretende deixar à próxima diretoria um estudo de sugestões para o aprimoramento de nosso estatuto, por exemplo. Ao mesmo tempo, discutimos questões referentes a um torneio de golfe e procedimentos de segurança durante a ExpoLodrina.
Estratégia de marketing
Também fizemos uma avaliação de nossa estratégia de marketing nesta reta final. Afinamos a conversa, focamos as ações e, daqui por diante, é monitoramento minucioso dos resultados alcançados. Pode parecer loucura, mas o monitoramento passa a ser mensurado em períodos menores do que 24 hs.
Assessoria de imprensa
A reunião com a assessoria de imprensa também foi direcionada para o ajuste fino desta reta final. Como gosto do tema, as reuniões com a imprensa sempre me parecem curtas e rápidas.
Blog e Twitter
Nossa operação de blog e twitter também está em fase de foco total no evento. Estávamos tratando do tema de forma contida, até termos certeza de que a operação estivesse absolutamente dominada e eficiente. A partir de agora, as mídias tradicionais divulgarão nossos meios de comunicação eletrônicos.
Resumo
Isso aqui é um breve resumo do que ocorreu hoje na Rural. Mas dá uma idéia geral do porquê das postagens somente serem possíveis à noite.

domingo, 21 de março de 2010

Segunda-feira


A contar desta segunda-feira, faltarão apenas 11 dias para o início da ExpoLondrina 2010. Agora é a hora da checagem geral de toda a operação. Da limpeza à segurança, da assessoria de imprensa ao blog, dos artistas ao camarim. Contagem regressiva em sincronia com o trabalho pesado.

Editorial

O editorial da Folha de Londrina de hoje toca em pontos fundamentais relativos às próximas eleições. Mesmo que, em seu início, esteja carregado de ceticismo, plenamente justificado, diga-se de passagem, avança discorrendo sobre as eleições como que a convocar posições, tanto de atores quanto da própria platéia de um enredo que, à partir de junho, será apresentado à população:


"que a eleição traga em seu bojo a aposentadoria da velharia decadente";

"Um adeusinho, digamos, àqueles que "já deram sua contribuição" ao Paraná ";

"Então gente, vamos desobstruir o caminho para a ascensão do novas idéias."

(Folha de Londrina)


Exposição de fotos

Você vai ao Catuaí? Passando por lá, não deixe de dar uma espiada na Exposição Fotográfica sobre a ExpoLondrina.São 50 fotografias selecionadas pelo nosso sócio José Mascaro Garcia Molina. Todas as fotos fazem parte do acervo histórico recentemente organizado para o Museu da Rural, com inauguração prevista para o dia 1 de abril. Além desta exposição, mais duas, cada uma com 50 fotos diferentes destas, serão inauguradas. Uma no aeroporto de Londrina e a outra na Casa do Criador, no Parque de Exposições.

Chá-Bingo

Acabei de chegar do chá-bingo da Associação de Mulheres dos Jardins Bandeirantes e Sabará. Não ganhei nada. Como consolo o ditado: azar no jogo, sorte no amor. Em tempo, estava muito bem acompanhado pela minha esposa Haidée.

Benção

Ontem à noite fui convidado e compareci respeitosamente a um culto evangélico. Sou católico e, por isso, foi uma grande novidade. Muito bem recebido, fui abençoado duas vezes. A primeira, ainda na calçada, por um único pastor. A segunda benção foi coletiva. Convidaram-me a ir à frente e todos os presentes abençoaram o desafio da organização da ExpoLondrina que se aproxima. Muito bonito.

Valquíria Oliveira

Ainda assisti a uma apresentação da cantora evangélica Valquíria Oliveira. Excelente cantora, tem um timbre de voz que ,em determinados momentos, lembra o timbre de voz da Janis Joplin.

sábado, 20 de março de 2010

Gente do Paraná

Duas estréias neste fim-de semana. Na CNT, neste domingo às 22:30, recebo o empresário Flavio Meneghetti. Ele nos conta o que é o Movimento Brasil Competitivo, como funciona, o que o Jorge Gerdau tem haver com isso e por aí vai. Desde sábado, no sistema rotativo, está no ar da Multi TV, canal 7 da Net Londrina, a entrevista com o ambientalista Efrain Rodrigues. Com Efrain conversei sobre muitos temas ambientais, papo muito interessante. Os dois programas precisaram ser editados pois estouraram muito no tempo. E olha que ainda tínhamos muito mais para conversar!

Soninha é pré-candidata


A apresentadora da ESPN , ex-vereadora do município de São Paulo e atual sub prefeita da região da Lapa, Soninha, é pré candidata ao Governo do Estado de São Paulo. Assisti ao programa de seu partido ontem à noite. Ela defende a prática uma política sem compra de votos, sem acordos com quem quer que seja apenas com objetivos eleitorais. Uma política ingênua, até.

Ingenuidade, Malícia, Conveniências e Convicções

Já passou da hora da política ingênua substituir sua antítese maliciosa. Sob quaisquer circunstâncias, a política das convicções devará sempre prevalecer sobre a política das conveniências. O resto, não passa de mais, do mesmo.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Gente do Paraná recebe Flávio Meneghetti - Parte 1

No vídeo acima, você pode conferir a entrevista com o empresário Flávio Meneghetti, para o Programa Gente do Paraná, da MultiTV Cidades.

Gente do Paraná recebe Flávio Meneghetti - Parte 2

Confira aqui a segunda parte da entrevista concedida por Flávio Meneghetti ao Programa Gente do Paraná.

São Paulo em obras


Meu irmão mais velho veio estudar em São Paulo em 1981,terceiro colegial.Naquela época,não havia telefone disponível, era na base do telefone público,do orelhão.Para conseguir um telefone residencial era necessário enfrentar longos anos na fila de espera da telefônica do estado ou adquirir uma linha no mercado paralelo,pagando uma fortuna ainda maior do que aquela normalmente paga oficialmente.

Carta

Celular, internet e e-mail eram totalmente impensáveis.Até mesmo o custo de uma ligação interurbana era praticamente proibitivo.Por isso,nós nos comunicávamos com meu irmão, olha só,basicamente através de cartas. O tradicional correio era a forma mais utilizada para nos comunicarmos.

Construções

Lembro-me, então, de uma carta em que meu irmão reclamava de uma construção ao lado de sua casa e que tornava impossível estudar à tarde, tamanho barulho das serras.Mas o mais bacana da carta é que ele a concluiu observando que, "em São Paulo, todo mundo mora perto de uma obra".

Decibéis

Lembrei-me disto tudo porque estou neste momento aprontando-me para uma reunião que participarei à tarde aqui em São Paulo e, a meia quadra de onde estou, há um prédio em construção que definitivamente rompeu qualquer compromisso com a razoabilidade.Todas as serras do mundo estão trabalhando por lá ao mesmo tempo que aprofundam as futuras fundações. Estão jorrando decibéis de forma vulcânica.


Obs.:Meu irmão se deu bem,à época: passou no final do ano no curso de medicina.

Piso do Recinto de Shows


O piso móvel que será instalado no recinto de shows da ExpoLondrina será providenciado pela mesma empresa que atendeu ao show dos Rolling Stones na praia de Copacabana.

Mala preta


Ontem ainda participei da inauguração do sistema digital da TV Tarobá. Muito prestigiado, o evento contou, além dos irmãos Muffato como anfitriões, com a presença de muitas autoridades. O vice-governador Orlando Pessuti,o senador Alvaro Dias, o prefeito Barbosa Neto, os deputados federais Alex Canziani, André Vargas e Luis Carlos Hauly, o deputado estadual Cheida, Padre Roque, Tito Vale e muito mais gente da política local, além de empresários e colaboradores da empresa.

Financiamento de campanha

Pouco antes de ir embora, um grupo de políticos discutia a questão do financiamento da campanha. Uns defendiam o modelo americano. Outros, o financiamento oficial. Para mim, isso não tem tanta importância. A questão principal se refere a o que será financiado!

Compra de voto

Compra de voto, com dinheiro público ou privado, é o que deve ser absolutamente coibido. Isto é o que compromete o processo democrático e, inversamente, descompromete o político eleito com seus eleitores. Político que compra uma eleição não tem compromisso algum com a representatividade, passa a ter compromisso apenas consigo mesmo.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Vamos lá

O dia de hoje foi praticamente inteiro dedicado à ExpoLondrina. Tratamos de tudo, da finalização de nossas obras até a negociação com bancos patrocinadores, passando por agenda técnica, destinação de resíduos sólidos e início das construções do Camarote Brahma. Vai ficar bom mesmo. A equipe que veio de São Paulo é realmente eficiente e tem domínio completo da operação.
Piso da arena
Também passou pela Rural o pessoal que irá colocar o piso na arena de shows. Assim, aquele areião fica apenas para o dia do Rodeio do PBR, garantindo uma condiçao melhor a todos que preferem assistir aos shows lá de baixo, bem de perto.
Intervalo
Entre o almoço que não percebi chegar a hora, _ e que por isso perdi _ , e o retorno aos trabalhos da Expô, recebi em meu escritório um amigo que deverá ser candidato à deputado estadual. O seu partido não deverá lançar candidato a deputado federal por Londrina e,por isso, achei interessante dizer-me que irá apoiar um candidato a deputado federal lá do outro lado do Paraná. Compromisso esquisito esse que privilegia o projeto partidário em detrimento do compromisso com a cidade. Em minha opinião, o compromisso com o eleitor londrinense deve sempre prevalecer.

Postagens

Ao menos por enquanto vamos ter que conduzir desta forma: postagens apenas à noite. Até a abertura da Expô vamos ter que blogar na forma de relatório diário. Depois da agenda diária concluída atualizamos o blog.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Centro de Apoio Esperança

Acabei de chegar do cocktail de lançamento do leilão de arrecadação de fundos do Centro de Apoio Esperança. O leilão será realizado no dia 15 de maio, lá na Rural. O Centro abriga pacientes do Hospital do Câncer que estejam sob tratamento e que precisam de uma estadia próxima ao hospital.O idealizador do serviço foi o saudoso veterinário Renato Vioti que, ainda em vida, percebeu a necessidade de um centro com este tipo de atuação.

Um pouco do novo, ou mais do mesmo?

Ontem recebemos mais de 1000 amigos para a segunda reunião de apresentação do "Projeto Paraná", rebatizado para "Londrina Paraná". É que a denominação "Projeto Paraná" já é usada pelo projeto conduzido pelo senador Osmar Dias e seu partido, o PDT.
Subconsciente
Como o PDT já promoveu um encontro deste projeto lá na Rural, acho que o nome estava no meu subconsciente e acabei me apropriando indevidamente da idéia. Equívoco devidamente
corrigido.
Amigos
Muitos amigos estiveram presentes, outros, impossibilitados de comparecerem, tiveram o cuidado de telefonarem e mandarem mensagens. Fiquei realmente emocionado.
Para quem me conhece de perto
Para quem me conhece mais de perto isto ficou claro: fiquei emocionado o que prejudicou minha comunicação quando fiz uso da palavra. Como estávamos entre amigos, conto com a tolerante compreensão de cada um deles com minha performance.
Hugo Simas
Entre os presentes, não conseguia deixar de fitar, enquanto fazia o uso da palavra, os pais de meu amigo de infância Luiz Augusto Belucci Cavalcanti, o Gutão. Colega de classe do Hugo Simas, do Judô, da Natação, do colegial no Universitário e da UEL. Ele cursava Engenharia Civil enquanto eu cursava Veterinária. Enquanto discursava, revia a todo instante o pátio do colégio Hugo Simas e o Gutão.
Gratidão
Impossível expressar com precisão a gratidão que sinto pela participação de cada um dos presentes. Também por aqueles que, de maneira absolutamente entusiasmada, colaboraram para que pudéssemos convidar em tão pouco tempo tantos amigos e seus amigos.
Governador
Quem também esteve por lá foi o Governador Requião. Senti-me realmente honrado com sua surpreendente presença e com seu entusiasmo em torno do projeto apresentado.
E agora?
Vamos continuar apresentando nosso projeto. Evidentemente, passaremos ao detalhamento que necessariamente deve ser feito. Nossos objetivos foram apresentados muito rapidamente e um dos caminhos para atingi-los também já foi sugerido. Tenho certeza de que outros caminhos surgirão.
Projetos pessoais
O que não podemos, daqui por diante, é limitarmos nossos objetivos a projetos pessoais. Os meios devem estar lastreados por fortes ideais, aí sim nossos objetivos farão sentido.Não há o menor sentido em conduzirmos qualquer ação se não fortalecermos os ideais que já motivam o grupo reunido ontem à noite. Que as idéias prevaleçam sobre os personagens.
Um pouco do Novo
No fundo, o nosso projeto gira em torno disto: um pouco do novo para quem não quer mais, do mesmo

terça-feira, 16 de março de 2010

A Respeito do Estado de Bem -Estar Social

Existe um grande debate sobre a amplitude da atuação da assistênca social do Estado. Qual deve ser sua abrangência? Até que ponto o amparo do estado desestimula o trabalho e a iniciativa pessoal? Este debate, tradicionalmente travado na Europa e Estados Unidos ganha repercussão no Brasil em função do Bolsa Família e a proximidade das eleições. Normalmente, a ideologia ou os interesses eleitorais norteiam o debate.
Dinamarca, Finlândia ,Noruega e Suécia

Estes países são típicos estados classificáveis como "Estado de Bem Estar" porque possuem sistemas de seguridade social muito amplos e níveis de despesas sociais muito altas em relação ao Produto Nacional Bruto. Coincidência ou não, são os países que possuem as menores taxas de pobreza, algo em torno de 5,6% da população, as maiores participações na renda pelos membros mais pobres da população e o melhor coeficiente de GINI, número que revela a distribuição da renda pela população. Nem por isso, há qualquer comprometimento das liberdades individuais nestes países escandinavos. Como, aliás, não pode haver sob hipótese alguma.
Meta

Estamos longe de nos estabelecermos como os países nórdicos. Não há dúvida alguma. Mas nem por isso podemos descartar tal caminho como meta a ser alcançada, fruto de um desenvovimento sustentável de nossa economia e não de qualquer intervenção abrupta do estado em favor de uma condição idealizada porém impossível de ser executada.

Segurança II

Continuamos estudando alguns casos reais de combate à criminalidade e, em especial, o caso da cidade de Nova York. Lá , onde popularizou-se a estratégia da "Tolerância Zero", através de análises estatísticas comprovou-se que, apesar da fama, foram outros os fatores que mais contribuíram para o aprimoramento da segurança.
Leis mais duras em relação a armas

Nos Estados Unidos há pesquisas suportando o que parece óbvio: quanto mais fácil se torna a obtenção de armas, maiores são os casos de homicídios. Penas altas para indivíduos flagrados na posse ilegal de armas tiveram efeito direto, porém moderado, na queda da criminalidade.
Queda no preço das drogas!

Ao menos nos Estados Unidos, a queda no preço do crack no início da década de 90 fez com que diminuísse o calor das disputas entre traficantes do setor. Com a queda dos preços, os jovens traficantes passaram a diminuir seus próprios riscos, inclusive os relativos à prática de um homicídio por disputa por área. Passou a não valer à pena...Calcula-se que o "crash" no mercado do crack americano na década de 90 tenha contribuído com 15% da queda da criminalidade nos anos 90 em Nova York. Entretanto, o boom nos preços antes à década de 90 contribuiu com um aumento na criminalidade em escala bem maior do que a diminuição posterior de 15%.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Transgênicos em discussão. Desta vez nos USA.

O Departamento de Justiça e a procuradoria pública de 7 estados americanos estão investigando se a Monsanto não estaria usando suas patentes genéticas para inviabilizar a concorrência no setor,lá nos USA, acabando com a competição entre as empresas , estabelecendo um monopólio. A soja com o gene RR esteve presente em 93% das lavouras americanas da leguminosa. O bacana é que lá esta discussão se dará nos tribunais.

domingo, 14 de março de 2010

Segurança I


Como diminuir os índices de criminalidade? Como garantir segurança à população? Polícia na rua? Estratégias inovadoras? Leis mais rígidas de controle de armas? Aumento de efetivo?Existem alguns estudos bem interessantes,baseados em casos reais,que nos dão algumas respostas a estas perguntas. Segurança é uma questão fundamental que deve ser tratada de forma prioritária e, isso é importantíssimo, técnica. Neste caso, não pode haver qualquer tipo de amadorismo, ou ações baseadas na intuição ou percepção pessoal o que, cá entre nós, ocorre com alguma frequência em administrações públicas.
Melhoria da situação econômica

Existe um caso clássico de diminuição de criminalidade que é o ocorrido na cidade de Nova York e, quando a criminalidade começou a declinar por lá no início dos anos 90, especulou-se que isto poderia estar ocorrendo em função do crescimento econômico,da queda do desemprego.

Desemprego

Há sim uma correlação comprovada entre a queda do desemprego e no índice de crimes não violentos, por motivação financeira,tais como:assalto à residência e pessoas e roubo de carros. Por incrível que pareça, infelizmente uma queda de 1% na taxa de desemprego gera uma queda de apenas 1% na ocorrência de crimes não violentos.

Endurecimento das penas

Entre 1980 e 2000, nos USA houve um endurecimento das penas ,comparando-se com a condição iniciada na década de 60, quando as penas tiveram um intenso abrandamento no,especialmente no que se refer ao período de encarceramento.Parece óbvio e é isto o que alguns trabalhos sobre o tema comprovam: com mais criminosos na cadeia diminuem os crimes!Quanto mais severas forem as penas, mais criminosos presos por mais tempo e, como consequência, queda na criminalidade.

Pena de morte

Estudos indicam que o endurecimento da legislação respondeu por até 1/3 da diminuição dos índices de criminalidade em Nova Yorque na década de 90.Agora, estes mesmos estudos indicam que a pena de morte, ao menos como é aplicada nos USA, não tem o menor efeito no declínio de crimes violentos.

Aumento do efetivo policial

A maioria das pessoas imagina que aumentando-se a quantidade de policiais, os crimes diminuem.E a maioria das pessoas está absolutamente certa.Policiais atuam como inibidores das ações criminosas além de serem os responsáveis por prender e encaminhar às cadeias os criminosos. Estima-se que o aumento do efetivo policial nos USA na década de 90 tenha respondido por cerca de 10% da queda da criminalidade americana.

Cláudio Espiga

Normalmente, não trato de temas como o da Segurança por aqui. acontece que o Cláudio Espiga encaminhou à Rural um documento, solicitando a adesão da Rural, em uma tentativa de encaminhar solicitação de providências junto a autoridades do estado.Estudei bastante o assunto, até para poder discutir o assunto com o máximo de conhecimento de causa.Amanhã posto mais um pouco sobre algumas informações interessantes relativas ao combate à criminalidade.

Super-safra e mini-preço


É assim mesmo. Safra boa, com alta produção e preços em queda. É a tal da lei da oferta e da procura, impossível de ser revogada. A soja, que será colhida como nunca, com altíssima produtividade, será comercializada por preços pouco satisfatórios. Mas isso não se deve apenas às relações do mercado da soja. Nossa moeda, valorizada em relação ao dólar, colabora para tornar os preços da soja pouco compensadores.

"Evidências Biológicas"


Hoje tem a III Cavalgada da Rural. Organizada pelo Batata, diretor de atividades equestres da Rural, este ano o evento contará com uma equipe própria de limpeza acompanhando todo o trajeto para que as "evidência biológicas" do cortejo não fiquem espalhadas pelas ruas da cidade,emporcalhando tudo.

Questão de competência

O estado do Paraná pediu ao Ministério da Agricultura que seja suspensa a vacinação contra a febre aftosa e, assim, o Paraná fosse considerado um estado livre de febre aftosa sem vacinação. A polêmica instalada na sequência se deve à preocupação legítima à respeito dos riscos envolvidos na questão. Nossas barreiras estão adequadamente instaladas? Temos quadros suficientes e capacitados para exercer a perfeita vigilância de nossas fronteiras e de nosso rebanho? A especulção cabe a todos nós, mas a verificação destas condições e a aprovação definitiva é uma questão de competência do Ministério da Agricultura que deverá promover diligências, comparações entre a situação paranaense e os protocolos preconizados pelos órgãos internacionais de saúde animal e, aí sim, autorizar ou não o fim da vacinação contra a febre aftosa.

Parque de diversões


O Parque de diversões da ExpoLondrina já começõu a ser montado, desde sexta-feira. Não teremos o "Chapeu Mexicano" , brinquedo antigo praticamente extinto dos parques de diversões. As atrações são outras e, segundo o proprietário do parque que está sendo montado, os principais brinquedos são importados da Itália, líder mundial na fabricação destes equipamentos.

sábado, 13 de março de 2010

Duas entrevistas gravadas

Estou com duas entrevistas já gravadas e prontas para irem ao ar na Multi TV e na CNT. Uma, com o Efrain Rodrigues. Outra, com o Flávio Meneghetti. O primeiro é engenheiro agrônomo,professor,escritor e ambientalista.O segundo, empresário de sucesso e incentivador do Movimento Brasil Competitivo que, em Londrina, será conhecido como Movimento Londrina Competitiva. Entrevistados interessantíssimos, nas duas ocasiões ficou faltando tempo.

Inauguração da DEDIC

Estive ontem na inauguração da DEDIC, central de telemarqueting da Portugal Telecom. Eu que, por incrível que pareça, gosto de ouvir uns discursos de vez em quando, para variar fiquei até o final e, mais radical, prestei atenção em tudo o que foi dito!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Hospital da Zona Sul

Não sou médico, mas gostei muito do Hospital da Zona Sul. Realmente está totalmente novo e acredito que plenamente apto para atender com qualidade a população da região.

Gente do Paraná

Hoje de manhã entrevistei o engenheiro agrônomo, escritor e ambientalista Efrain Rodrigues para o programa Gente do Paraná. Sensacional papo mas ainda havia muito mais para conversarmos. Vamos ter que nos encontrarmos em outra ocasião e complementarmos esta entrevista.

Debatendo Meio Ambiente

quarta-feira, 10 de março de 2010

Empreendedoras Rurais de Londrina

Na prática, a associação já existe. Entretanto, a formalização da organização se dará em maio.A data dependerá de alguns detalhes mas o local já está definido: será aqui no Parque Ney Braga, no auditório Milton Alcover.

Agora vai, se o aeroporto estiver com teto para decolagens...


Participei de mais uma reunião voltada a viabilizar a instalação do ILS no aeroporto de Londrina. No final, ficou decidido que será agendada uma visita a Brasília,com lideranças empresariais e políticas, para sensibilizar as autoridades federais de que de fato é muito importante que o ILS seja instalado por aqui.

Complicado

Mas o processo é complicado. Áreas deverão ser desapropriadas para a expansão da pista. Também áreas nas laterais do aeroporto deverão ser desapropriadas e tudo, posteriormente,repassado à União. Há também a intenção de se "internacionalizar"o aeroporto José Richa para que sejam viabilizados vôos internacionais, tanto de carga quanto de passageiros.

Futuro
Que precisamos diminuir o tempo de fechamento de nosso aeroporto, não há dúvida alguma e vamos colaborar para que este objetivo seja alcançado. Mas confesso que saí da reunião com a sensação de que, na verdade, o que precisamos mesmo é de um novo aeroporto. Um aeroporto internacional, servindo a uma grande região metropolitana como, aliás, já existem estudos.

II Jantar Rosa

Ontem fui ao II Jantar Rosa, evento de visibilidade e sensibilização à violência doméstica contra a mulher, lá no Buffet Elite. Durante o evento, também foi lançado o livro "Marias de Londrina, Mulheres Resilientes",de autoria da jornalista Elisiê Peixoto

E por falar em livros

Passei rapidamente pela Acil, ao final da tarde, antes da reunião da diretoria. Conversamos rapidamente e acabei ganhando um livro de presente. O título é "A Economia do Mais" de José Monir Nasser. Perfeito, pois se tem algo que gosto de ganhar como presente é isso: um bom livro.

terça-feira, 9 de março de 2010

Entrevista




Há alguns dias concedi entrevista ao Jornal União, de Londrina. Quem a conduziu foi o Edson Vitoretti e , diga-se de passagem, ao longo de minha gestão na presidência da Rural, sua entrevista realmente foi das melhores pelas quais passei.

Estagiário


Realmente gostei da entrevista, pela profundidade e abrangência dos temas abordados e, para minha surpresa, ao final fiquei sabendo que o Vitoretti ainda é terceiro anista do curso de jornalismo da UEL. Ainda é estagiário!

Duas partes


O Vitoretti dividiu a entrevista em duas partes. Na primeira , investigou a ExpoLondrina e a própria Rural, o papel que ocupa, a função a que se destina e por aí foi. Na segunda parte, ampliou o universo de questões interrogando-me sobre diversas questões contemporâneas.

Governo Lula e agricultura

Como foi o desempenho do Governo Lula com relação à agricultura. Não podemos negar que durante este segundo mandato, o presidente Lula atendeu muitas questões doo setor agropecuário. Foram feitas as renegociações de dívidas, os juros oriundos dos recursos obrigatórios caíram e o crédito foi intensamente ampliado. O que ficou para trás foram a questão ambiental que precisa ser superada, conciliada entre produtores e ambientalistas; a ausência de uma política de renda ao produtor e sepultar definitivamente esta proposta ideologizada de reforma agrária baseada na reforma fundiária que, no fundo, pretende questionar o direito de propriedade. Isto a sociedade ainda vai ter que discutir despreconceituosamente e tratar de promover a inclusão social sem descaracterizar nossa democracia.

Governo Estadual

Questionou-me à respeito da posição do governador do Paraná quanto aos transgênicos. Na minha opinião, a posição do governador é coerente com sua história política mais alinhada à esquerda e esperar que fosse um defensor de uma tecnologia pertencente a uma multinacional realmente seria ingenuidade.

Rotulagem

Também defendi a rotulagem dos produtos transgênicos para que o consumidor tenha o direito de optar por esta ou aquela tecnologia, afinal, tanto a tecnologia convencional quanto a transgênica são legais. Porém, enfatizei que , diante do tamanho do desafio de ampliar a produção de alimentos no futuro, entendo que talvez a população mundial não venha a ter a possibilidade de optar por esta ou aquela tecnologia. Talvez as decisões, ou opções, venham a ser tomadas em função das necessidades imediatas, pressionadas pela expectativa da fome e do desabastecimento.

Porto


Quanto à contratação do irmão para administrar o Porto de Paranaguá, considerando-se tratar-se de uma atribuição legal da autoridade governamental, em minha opinião trata-se de uma decisão de responsabilidade e risco do governador que, à época em que isto ocorreu, ao optar por aquele caminho, assumiu tanto os ônus quanto os bônus de seu ato. A avaliação do acerto ou desacerto fica à cargo do próprio desempenho do familiar e do próprio porto. Como não conheço a operação portuária, não pude avaliar como me foi solicitado a administração do porto em si ,mas lembrei que os exportadores normalmente manifetavam insatisfação pela demora no início dos trabalhos de dragagem do canal, o que poderia comprometer a navegabilidade de navios de grande calado.

Hauly e André Vargas


Ainda durante a entrevista, pediu-me que avaliasse o desempenho dos deputados federais André Vargas e Luis Carlos Hauly. Optei por não fazer avaliação alguma. São dois deputados federais legitimamente eleitos pela população e não sou cientista político ou comentarista político. Essa avaliação, diga-se de passagem, é feita a cada eleição pelos próprios eleitores. A análise de políticas sempre é pertinente, agora, do desempenho pessoal entendo como anti-ético.
Redução da jornada de trabalho
Sou favorável e entendo como um caminho natural do desenvolvimento da nossa oraganização econômica. É claro que este discurso não deve ser tratado como plataforma populista e deve sempre contar com o respaldo da viabilidade, especialmente dos setores públicos que nem sempre estão preparados sob o ponto de vista orçamentário para abrigar avanços de seus próprios quadros ou de suas prestadoras de serviços terceirizadas.
Reforma trabalhista
Quando questionou-me sobre o que penso da reforma trabalhista acabei enveredando por outra seara, a do perfil do estado como um todo. Acredito que deva haver uma reforma trabalhista mas não com uma perda absoluta de direitos e da proteção social que o trabalhador brasileiro possui. O processo deve ser sincronizado com o avanço da capacidade de prestação de serviços sociais do próprio estado, aos moldes dos países nórdicos, chamados de "Estado do Bem-Estar", representados pela Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia. O modelo americano das relações trabalhistas não é o ideal para a realidade brasileira, a realidade de um país ainda em construção da riqueza de sua população.
E muito mais
É que não estou me lembrando, mas falamos sobre muito mais coisas. Muito bom o Vitoretti, estagiário ainda mas, certamente, um grande jornalista em formação.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Com quem está o poder?


Na sua opinião: com quem está o poder? Quem, de fato, tem o poder de decisão, de influenciar e construir o futuro de nossa cidade, de nosso estado, de nosso país? As associações? Os sindicatos?A imprensa? Os empresários? Os blogueiros? Os comentaristas anônimos dos blogs? Os banqueiros? Cada dia que passa, o poder se consolida nas mãos dos políticos.

Conclusão

Esta conclusão é resultado de minha experiência recente como presidente da Sociedade Rural do Paraná. Sempre reafirmo que presidir a Rural é uma honra e um privilégio: a Rural certamente é uma entidade de respeito que propicia a seu presidente um ponto de vista absolutamente privilegiado do cotidiano regional e, até mesmo, nacional.

Mandato

Presidindo a Rural ao longo dos últimos três anos e meio, pude conhecer , conversar e interagir com as mais diversas lideranças e representações. Da mesma forma que estabeleci um excelente relacionamento com o João Leal, presidente da associação do bairro vizinho ao Parque Ney Braga, pude conhecer, debater e discutir questões de relevância nacional com o Presidente Lula. É esse tipo de privilégio a que me refiro.

Portas abertas

Foi presidindo uma instituição tão respeitável que encontrei portas abertas nas esferas municipal, estadual e federal para apresentar reivindicações, sugestões, questionamentos e tudo o mais que uma entidade de classe normalmente executa no exercício de suas funções.

Evidente

O que ficou evidente durante todo este período é que, mesmo atuando tão dedicadamente e dirigindo uma entidade de tamanha representatividade, o poder de decisão está definitivamente nas mãos do político eleito. Está nas mãos do político que ocupa os cargos que efetivamente tem o direito de decidir sobre as questões que nos afetam diretamente.

Última instância

O poder está, em última instância, nas mãos daquele que adquiriu o direito de nos representar democraticamente através da via eleitoral,do voto popular, após passar por alguma organização partidária. O Brasil é assim: uma democracia representativa e essa representatividade somente é adquirida pela via eleitoral e pela organização partidária. Entendeu onde quero chegar com esta análise simples e prosaica?


ANPAQUI

Já houviu falar da ANPAQUI, a Associação Norte Paranaense dos Aquicultores? Ela está instalada lá no Parque Ney Braga e tem se denvolvido um trabalho fabuloso de apoio à aquicultura e de expansão também. A entrada do Grupo Big Frango no setor, coma a Big Peixe, promete uma revolução no setor. Hoje à tarde, realizaram reunião de trabalho e passei por lá para coversar com a Petra, que é a presidente, o Lula , o Gervásio e outros amigos.

COOPCARNES

Participei, agora de manhã, da reunião de trabalho da COOPCARNES. Esta pequena cooperativa de produtores de carne bovina faz um trabalho magnífico de verticalização da produção. Criam e engordam seus bois sob rigorosas condições sanitárias e de manejo. A carne de excepcional qualidade é desossada e destinada a supermercados diretamente através da cooperativa. Um exemplo de organização de produtores em busca da qualidade e da eficiência. A COOPCARNES tem sua sede no Parque Ney Braga.

domingo, 7 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher


O casal Hilary e Bill Clinton estava viajando pelos Estados Unidos de férias, na época que o Bill Clinton ainda era presidente. Como precisavam abastecer, pararam em um posto de gasolina e o presidente pediu à sua esposa Hilary que descesse e conversasse com o frentista: não queria ser reconhecido. Ao voltar para o carro, a primeira dama comentou com o então presidente que o frentista havia sido seu namorado. Bill Clinton comentou:"Imagine se você tivesse se casado com ele. Hoje, seria esposa de um frentista de posto de gasolina! E a Hilary respondeu: "Nada disso, Bill. Se eu tivesse me casado com ele, ele é quem seria o atual presidente dos Estados Unidos..."

Paul Krugman

Para quem está em busca de uma boa análise à respeito da crise econômica mundial, recomendo o livro "A Crise de 2008" do economista Paul Krugman. Krugman, além de ser colunista de importantes jornais ao redor do mundo,foi o ganhador do prêmio Nobel de economia em 20o8. Raridade, trata-se de um economista reconhecido que escreve de maneira compreensível à todos.

Encontro do PMDB

Participei ,ontem, da VI Reunião Regional de Lideranças Políticas organizado pelo PMDB, lá no recinto Milton Alcover no Parque Ney Braga. Sinceramente, fiquei impressionado com a motivação e entusiasmo dos presentes.
Encontro do PDT

Há algum tempo, o PDT também alugou um dos espaços lá da Sociedade Rural do Paraná para a realização de um evento similar.Em termos de quantidade de participantes, acredito que tenham sido equivalentes , mas o do PMDB estava mais animado.O do PDT foi direcionado para discussões, elaboração de propostas ,etc .
Governador Pessuti

O atual vice-governador Orlando Pessuti assume o cargo de governador à partir do dia 1 de Abril e será candidato ao governo do estado exercendo o mandato de governador.Esta condição deverá impactar nos resultados das pesquisas pois o vice-governador é muito menos conhecido pela população do que seus principais adversários,Beto Richa e Osmar Dias.
Erika Zanon

A jornalista Erika Zanon participou da entrevista coletiva concedida pelo vice-governador Orlando Pessuti antes do início do evento do PMDB. Fez suas perguntas, acompanhou as perguntas de seus colegas, observou os movimentos e o comportamento geral e arriscou: "Kireeff, você será candidato à deputado federal ?". A resposta está na edição de hoje da Folha de Londrina, na matéria assinada pela jornalista. Danada a Érika Zanon.